A rua mais estreita do Rio de Janeiro foi frequentada por Machado de Assis e é cheia de outras histórias curiosas
Publicado em: 17-10-2024Ligando a Rua do Rosário à Bueno Aires, no Centro do Rio, fica o Beco das Cancelas. Muita coisa aconteceu na considerada rua mais estreita da cidade. Algumas delas, vocês vão conhecer agora.
Vale uma ressalva. Sabemos que em muitas comunidades, favelas e vilas do Rio existem ruas tão ou mais estreitas que essa. Essa avaliação é entre as vias “oficiais” da cidade.
Para começo de conversa, vamos falar de tamanho. O Beco tem 3 metros de largura e 28 de extensão. Hoje em dia dá para passar tranquilo. Antigamente havia uma cancela para impedir que pessoas passassem à noite. Daí vem o nome.
Foto: Denis Gahyva
O Beco é do século XVIII, período colonial. E nem sempre foi tão estreito. As construções ao redor foram impondo essa condição à rua.
No local (antes de ficar tão estreito) funcionou o Café Cascata. O estabelecimento era muito popular e frequentado pelo escritor Machado de Assis.
“O prédio [do Café Cascata] desabou em 1897, mas foi logo reerguido. Outro café famoso do local foi o Amorim, frequentado por banqueiros, tabeliães e comendadores e dono da fama de ‘um dos melhores cafezinhos da cidade'”, escreveu o pesquisador Leo Ladeira no portal Olhos de Ver.
Foto: Wikipédia
O Café Cascata foi o primeiro do Rio de Janeiro a ter garçonetes trabalhando. No beco também funcionou a uisqueria Bico Doce.
O Beco das Cancelas foi tombado em 2008 pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Mesmo que estreito, muita história passou por lá.