Rio de Encontros estreia em formato de podcast com debate sobre a crise climática
Publicado em: 08-10-2024A troca, os diálogos, as análises e a diversidade estão de volta. Agora em formato de podcast, o Rio de Encontros, tratará do tema urgente da crise climática e seu impacto direto sobre o Rio de Janeiro. O lançamento da primeira temporada está marcado para o próximo dia 8 de outubro, e o público poderá conferir os episódios nas plataformas de podcast – Spotify, Deezer, Apple e outras.
O programa é uma iniciativa do Instituto 215, com o apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, e nessa primeira temporada abordará um tema que está na ordem do dia: a crise ambiental, oferecendo um espaço para diálogo e soluções em torno de um dos maiores desafios globais da atualidade, com foco especial nos impactos na metrópole carioca. Serão cinco episódios quinzenais que envolvem assuntos como juventudes, dados e clima, a orla, o ar, tecnologias verdes e muito mais.
“Escolhemos o tema da crise climática para iniciar essa conversa, um assunto com o qual todos temos nos deparado diariamente. Trazendo as questões para o âmbito local, é possível um aprofundamento e um novo olhar”, afirma Teresa Guilhon, Diretora Executiva do Instituto 215.
Comandado pela jornalista Anabela Paiva, o podcast revisitará temas abordados na primeira fase do projeto, comparando as expectativas da época com a realidade atual do Rio.
No episódio de lançamento, intitulado “A Crise Climática e o Futuro do Rio de Janeiro”, dois especialistas se unem para debater os desafios e caminhos relacionados ao clima:
Sérgio Besserman: Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, economista, ecologista e professor da PUC-RJ. Pioneiro no debate sobre o clima no Brasil, participa de diversas ONGs e comitês científicos, como o Museu do Amanhã e o Climate Reality Project.
Marcelle Oliveira: Produtora cultural, comunicadora e ativista climática. Moradora de Realengo, dirige o Perifalab e é co-fundadora da “Coalizão O Clima É de Mudança”. Também participou da COP28 como representante do programa Jovens Negociadores pelo Clima, da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Juntos, Sérgio e Marcelle discutirão os impactos concretos da crise climática no Rio de Janeiro, o que esperar para a cidade considerando os desafios ambientais cada vez mais intensos e as soluções possíveis para um futuro mais sustentável. O tema foi escolhido devido à urgência dessa questão nos dias de hoje, como destaca Teresa: “Escolhemos o tema da crise climática para iniciar essa conversa, um assunto com o qual todos temos nos deparado diariamente, porém é quando estamos falando dessa crise no nosso “quintal”, quando trazemos as questões para o “local” é possível um aprofundamento, um outro olhar. Estamos empolgadas para que os ouvintes possam aproveitar essas “pontes” e “trocas’”, afirma Teresa Guilhon.
O bate-papo é conduzido pela jornalista e apresentadora, Anabela Paiva. Em um diálogo entre o presente e o passado, o Rio de Encontros Podcast vai retomar os temas discutidos na primeira fase do projeto, comparando expectativas da época com a realidade do Rio de Janeiro contemporâneo. Os debatedores do Rio de Encontros antigo voltarão para falar com novos interlocutores, em conversas que, como sempre, buscarão trazer diversidade de opiniões e de setores da sociedade.
Com o novo formato, o Rio de Encontros segue com a missão de contribuir para a construção de uma cultura de diálogo e participação democrática. Visando qualificar o debate público, promover visibilidade a projetos e lideranças que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Rio metropolitano, além de inspirar ações transformadoras.
Sobre o Rio de Encontros
Criado em 2010 pelo Instituto 215, o Rio de Encontros reflete intensamente diversas facetas do cotidiano do Rio de Janeiro. Ao longo de quase uma década, o projeto aproximou extremos do Rio de Janeiro metropolitano. Em 59 edições, com debates mensais, gestores públicos, jornalistas, pesquisadores, artistas, escritores, empresários, acadêmicos e lideranças comunitárias e uma turma de jovens de áreas periféricas da metrópole trocaram ideias, histórias e conhecimento sobre o que é viver no Rio.
As ações do projeto visam construir espaços de interlocução entre as diferentes perspectivas urbanas, com ênfase na diversidade de vozes e olhares sobre a metrópole. Com debates periódicos, o Rio de Encontros provoca trocas de ideias sobre temas estratégicos para a vida na metrópole carioca e estimula a formação de redes colaborativas, buscando, no diálogo com a comunidade, as perguntas que temos que nos fazer hoje para pensar a cidade que queremos no futuro.
Redes sociais: https://www.instagram.com/riodeencontros/