
Aquarius carioca: a casa em Ipanema que tem uma placa que diz ‘este imóvel não está à venda’
Publicado em: 02-03-2022Entre outras questões paralelas, o filme Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conta a história de Clara, uma jornalista aposentada que defende seu apartamento, no Recife, onde viveu a vida toda e criou os três filhos, do desejo de uma construtora que comprou todos os imóveis vizinhos para demolir o edifício e, assim, construir um grande e novo empreendimento. Guardada as devidas proporções, uma casa branca de janelas e portas verdes, localizada na Rua Prudente de Morais, nº 1132, em Ipanema, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, tem um roteiro parecido.
De acordo com a página Rio Casas & Prédios Antigos, comandada por Rafael Bokor, o imóvel foi construído em 1939. “Pode ser considerado um dos maiores símbolos da resistência à especulação imobiliária no bairro”, diz Bokor, que também é autor de livros sobre imóveis históricos no Rio de Janeiro.
A casa tem dois andares e amplo jardim nos fundos. “Não está tombada pela Prefeitura, o que significa que pode ser derrubada no futuro”, explica Bokor.
Especialistas do mercado imobiliário do Rio de Janeiro contam que inúmeras construtoras, em diferentes épocas, já tentaram convencer o proprietário. No entanto, ele não quer conversa. Para evitar os contatos, colocou uma placa no portão: “Este imóvel não está à venda. Pede-se não insistir.”
O atual proprietário da casa é um senhor com mais de 80 anos. Ele vive no imóvel há décadas e fala que não vende por valor nenhum. A reportagem do DIÁRIO DO RIO tentou contato com ele, que não gosta de falar sobre o assunto. Talvez nem precise. O recado está na placa do portão.