
Revitalização da Leopoldina prevê a construção de Nova Cidade do Samba, Centro de Convenções e bairro popular
Publicado em: 27-02-2024Abandonada desde 2002, a antiga estação de trem da Leopoldina, na região central do Rio, passará por um amplo processo de revitalização. Nesta segunda-feira (26/02), a prefeitura ficará responsável pelas obras, após um acordo firmado com a União para assumir a gestão do espaço e de seu entorno, numa área total de 114 mil metros quadrados. Os reparos vão incluir a construção de uma Nova Cidade do Samba, de um Centro de Convenções e de um Bairro Popular.
Ainda no projeto, também está prevista a uma Clínica da Família para atender a população da região, e uma escola pública do modelo Ginásio Experimental Tecnológico (GET), que trabalha conceitos inovadores junto com a educação regular.
A ideia da prefeitura é reformar todo o prédio histórico da Estação Leopoldina. Segundo o prefeito EduardoPaes, o local deve ser usado por institutos federais.
Ao lado da estação, o município pretende levantar um centro de convenções. O prédio deve ser preparado para receber grandes eventos, como feiras e encontros internacionais.
A parte de trás do terreno cedido pela União é onde deve ocorrer as principais mudanças. Atualmente, a área que conta com antigas estruturas da linha férrea é cortada pelo Elevado Professor Engenheiro Rufino de Almeida Pizarro, via que liga a Linha Vermelha e o Túnel Rebouças.
Durante a cerimônia para a assinatura do acordo com a União, Paes preferiu não dar um prazo para a entrega do projeto. As obras acontecerão em parceria com a iniciativa privada. Segundo o município, a próxima etapa do projeto é detalhar cada uma das construções e definir os parceiros para cada um dos empreendimentos.
A Estação Leopoldina, também conhecida como Estação Barão de Mauá, é um marco ferroviário inaugurado em 6 de novembro de 1926 pela Estrada de Ferro Leopoldina. Nomeada em homenagem ao pioneiro da ferrovia no Brasil, Barão de Mauá, a estação desempenhou um papel fundamental na história do transporte ferroviário no Rio de Janeiro.