
Fechamento do Galeto Diplomata deixa vácuo na história do Centro do Rio
Publicado em: 07-02-2025Inaugurado em 1977, o Galeto Diplomata era uma das pérolas gastronômicas do Centro do Rio, além de ponto de encontro de funcionários públicos, estudantes universitários e profissionais liberais. Infelizmente, a casa foi mais uma a soçobrar ao contexto de crise do mercado, que ainda atinge certas regiões do Centro, mas nem todas.
O estabelecimento, localizado na Avenida Graça Aranha, 44, deixou uma legião de clientes fiéis sem o seu tradicional galeto e sanduíches apetitosos e generosos. Entre os motivos do fechamento do Diplomata seria o esvaziamento econômico da região, que repercutiu no faturamento do negócio e levou o dono da casa a encerrar as atividades no fim de 2024
O período pandêmico foi especialmente cruel com o Centro da cidade. Mesmo com o fim da crise sanitária, muitos negócios não conseguiram absorver os prejuízos e lidar com outras consequências, como o trabalho remoto, falências ou transferência de empresas para outros pontos comercialmente mais interessantes. O Galeto Diplomata era dependente dos funcionários públicos.
Em entrevista ao jornal O DIA, o dono do estabelecimento, que não quis ter a sua identidade revelada afirmou que, ultimamente, o movimento na região se concentrava nas terças e quintas, com as segundas e sextas apresentando uma grande retração de clientes.
“Para você manter uma casa com esse pouco tempo para se trabalhar, fica difícil, não consegue, não tem condições”, afirmou o dono do Diplomata ao veículo.
Para fazer frente aos problemas gerados pela pandemia, o estabelecimento adotou o serviço de delivery, que não amortizou a queda da clientela. As entregas segundo o dono do Diplomata se restringiam ao quarteirão da loja, que fica em frente ao prédio do antigo Ministério da Educação, em obras há anos.
Por conta do tempo de funcionamento e qualidade da oferta, o restaurante era um dos símbolos da história do Castelo, tendo sido um ponto de referência por mais de 50 anos. O encerramento das atividades gerou uma comoção entre os clientes e frequentadores do Centro, como o empresário Raphael Vidal, responsável por parte da revitalização do Largo da Prainha.
Vidal lamentou o fechamento Galeto Diplomata, por sua importância histórica. A casa era “um clássico do fim dos anos 1970, com azulejos, balcão e ‘bunda de fora’ preservados. Um patrimônio que conta a história da gastronomia carioca”, disse ele ao jornal O DIA.
O empresário lamentou ainda o encerramento de outros restaurantes tradicionais, que poderiam representar um ativo importante no turismo histórico e gastronômico cariocas, incentivados por meio de parcerias público-privadas.
Para Marcelo de Barros, titular do canal do YouTube ‘Andando Comigo’, dedicado à memória afetiva carioca, através da descoberta restaurantes icônicos, um dos erros do Diplomata teria sido a falta de atualização tecnológica, comunicacional e gastronômica. Barros também levou em consideração a “falta de público e diminuição drástica de empregos na região”.