Segunda corrida de carros da história do Brasil foi realizada há 115 anos, em São Gonçalo
Publicado em: 14-01-2025No dia 19 de setembro de 1909, as ruas de São Gonçalo receberam a primeira corrida de carros da história do Rio de Janeiro e a segunda do país. No ano anterior, São Paulo havia recebido um evento igual.
Organizada pelo Automóvel Club do Brasil, a corrida teve um percurso de 72 quilômetros, iniciando no bairro das Neves, em São Gonçalo. Para chegar ao local, os os veículos foram transportados de balsa até Niterói. O evento seria no Alto da Boa Vista, mas o governo local, que tinha o prefeito Souza Aguiar à época, proibiu a realização.
A corrida começou no bairro das Neves e percorreu quase toda a cidade, tendo seus competidores passado pelas regiões do Alcântara, Pacheco, Sacramento, Monjolos, Laranjal, entre outras, como a Estrado do Engenho Novo, na “Fazenda do Engenho Novo”.
Imagem publicada no periódico Careta, na edição de 25 de novembro de 1909, representando parte do circuito da “Corrida de São Gonçalo”. Também pode ser encontrada na obra “Primórdios do esporte no Brasil: Rio de Janeiro” (2016, p. 107), escrita por Victor Andrade de Melo e Fabio de Faria Peres.
“A escolha de São Gonçalo como sede da primeira corrida em terras fluminenses se deu por distintos motivos. Além da geografia favorável, ainda marcada por características bem mais rurais do que as vizinhas Rio de Janeiro e Niterói, o desenvolvimento industrial ocorrido na virada do século XIX para o XX, fez com que a cidade pudesse ser entendida como um espaço propício para a simbólica corrida, considerando o cenário de modernidade em que buscavam enquadrar tal evento. A região de Neves, por exemplo, formava com outras adjacentes, como o bairro do Barreto em Niterói, o espaço que ficou conhecido no imaginário social como ‘Manchester Fluminense’. Notadamente, esse termo foi utilizado para representar a grande estrutura industrial e fabril desenvolvida naquele território, fazendo referência a cidade britânica famosa mundialmente por seu polo industrial“, escreveu Eduardo de Souza Gomes no site Ludopédio.
Entre autoridades e público geral, foram mais de mil presentes nas arquibancadas.
O vencedor foi Gastão Ferreira de Almeida. Ele pilotou um Berliet AK 14, que tinha sido preparado pelo copiloto, o português Carlos Nunes Ferreira. Os prêmios foram as taças Estado do Rio de Janeiro e Visconde de Moraes.