• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Tarcísio Motta: O Buraco do Lume não pode ser soterrado pelo concreto da ganância

Publicado em: 05-02-2025

Nas últimas semanas, ressurgiram os rumores de que um grande edifício residencial será construído em um dos locais mais emblemáticos do centro da cidade do Rio de Janeiro: a Praça Mario Lago, mais conhecida como Buraco do Lume. Quem acompanha a política carioca sabe, assim como os cidadãos que trabalham nas proximidades ou que por ali transitam, que o local é tradicionalmente reconhecido como um espaço de manifestação pública, servindo principalmente como palco para os partidos de esquerda. Nós, do PSOL, por exemplo, costumamos ocupar a praça todas as sextas-feiras, quando aproveitamos para prestar contas aos nossos eleitores e fazer um balanço de nossos mandatos. Foi também nesse local que foi erguida uma estátua em homenagem à vereadora do PSOL Marielle Franco, minha amiga e companheira de luta, covardemente assassinada em março de 2018.

A verdade é que aquele pequeno pedaço de verde no coração do Rio de Janeiro carrega uma história rica e, há muito tempo, é alvo de polêmicas. Em 1963, existia ali a Praça Henrique Lage, demolida naquele ano para dar lugar à construção de um prédio que seria a sede do então Banco do Estado da Guanabara (BEG). Durante as obras, parte do terreno foi utilizada como canteiro de obras pela empreiteira. Após a inauguração da nova sede, uma área do terreno foi transformada em estacionamento para os funcionários do banco. Em 1973, o terreno foi leiloado, e o Grupo Lume, que faliu durante a ditadura militar, apresentou a melhor proposta, com a promessa de construir sua sede no local. O projeto previa a construção de um arranha-céu de 50 andares, que seria o maior do Brasil, mas nunca saiu do papel. O resultado foi um enorme buraco, fruto das escavações no terreno, que permaneceu por anos cercado por tapumes e alagado. Não demorou para que os cariocas batizassem o local de “Buraco do Lume”, nome pelo qual é conhecido até hoje.

A praça havia sido tombada em 2020 devido à sua importância histórica – foi uma das últimas áreas antes ocupadas pelo Morro do Castelo a serem urbanizadas, ainda na década de 1970. No entanto, a Alerj decidiu destombá-la por meio de um projeto do deputado Rodrigo Amorim (PTB) – o mesmo que ganhou notoriedade ao quebrar a placa em homenagem à vereadora Marielle Franco. Aliada à ganância e à especulação imobiliária, que parecem dominar a cidade, essa decisão coloca mais uma vez em risco a preservação da nossa memória urbana. A possível construção de um novo empreendimento imobiliário no Buraco do Lume ameaça a integridade do local e tem causado preocupação até mesmo entre os comerciantes da região, que acreditam que a área sofrerá impactos negativos caso o projeto avance.

Se permitirmos que o Buraco do Lume seja entregue à especulação imobiliária, estaremos abrindo um precedente perigoso, permitindo que outros espaços de relevância histórica e social na cidade sejam igualmente apagados em nome do lucro. O Rio de Janeiro já perdeu muito de sua identidade para projetos que ignoram a memória coletiva e os interesses da população. Ainda há tempo para reverter esse cenário, mas isso exige mobilização popular e pressão sobre as autoridades, para que a praça continue sendo um símbolo de resistência e participação democrática. O Buraco do Lume não pode ser soterrado pelo concreto da ganância.

*Tarcísio Motta é professor de história licenciado, foi vereador da cidade do Rio e hoje é deputado federal pelo PSOL-RJ

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando