• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Chico Alencar: Não ao espigão no Buraco do Lume

Publicado em: 31-01-2025

É com muita preocupação que temos acompanhado as notícias em torno da possível construção de um enorme edifício residencial em parte do terreno que compõe a Praça Mario Lago, no Centro da cidade.

O nome informal do local, conhecido como “Buraco do Lume”, vem da venda de um terreno de quase 3.000m² de parte de uma área pública pelo antigo Banco do Estado da Guanabara (BEG), mas que nunca foi paga pela parte interessada, o Grupo Lume, hoje extinto. O terreno chegou a ser escavado, mas com a falência da empresa – um dos vários negócios obscuros da época da ditadura – ficou lá anos cercado de tapumes e cheio de água. Daí o apelido dado pela população.

Depois de décadas, o espaço foi urbanizado e ganhou um belo jardim arborizado (exatamente a parte que querem vender). É uma das poucas áreas, senão a única, de respiro verde no Centro do Rio. Além disso, esse terreno é remanescente do desmonte do Morro do Castelo, onde nasceu a cidade, e com os anos se tornou um espaço de convivência social no Centro, local de constantes atos cívicos e manifestações políticas e culturais.

O Buraco do Lume, mostrando a cratera (Aerofoto, 1975 [Acervo PCRJ]) e antiga foto ( 1979) com o ajardinamento mostrando o lago e os passadiços ( Foto de Ruy Lopes )

A praça foi tombada, por sua importância histórica e social. No entanto, a Assembleia Legislativa, no apagar das luzes de 2022, aprovou o seu destombamento. E aí, com uma celeridade pouco vista em empreendimentos semelhantes, surgiu o projeto de construção do residencial.

A Prefeitura deu uma forcinha. Por causa das iniciativas da fase 2 do “Reviver Centro”, acabou decretando uma faixa de gabarito livre na região, justamente – que surpresa! – onde se pretende erguer o prédio, que agora, em tese, poderá ter quantos andares quiserem os donos do empreendimento.

O “Reviver Centro” tem como perspectiva estratégica repovoar o Centro do Rio. Em tese, é uma boa ideia: o que não falta na ampla região central são edificações desabitadas, muitas delas de finalidade comercial, que com retrofit serviriam de habitação.

Poderiam, inclusive, ser classificadas como Habitação de Interesse Social (HIS) e destinadas à moradia de famílias de baixa renda, conforme previsto no conjunto de políticas públicas que visam a garantir esse direito à população desfavorecida.

A Zona Portuária, o entorno da Avenida Francisco Bicalho, e a região da Cidade Nova, no Estácio, são áreas com potencial construtivo em que caberiam arranha-céus, ao contrário da Praça Mario Lago, já coalhada de prédios.

O prefeito Eduardo Paes disse à revista Veja, no ano passado, que não autorizaria espigão algum no local. Este ano, no entanto, passada a eleição, a Prefeitura toda se calou e o projeto vem sendo avaliado em silêncio pela administração municipal. A mudez do alcaide é comprometedora.

O Buraco do Lume – local que abriga a estátua da Marielle e semanalmente recebe nossa prestação de contas do PSOL – é um lugar de resistência, coletividade, memória e cultura. E assim deve permanecer. Lutaremos por isso.

*Chico Alencar é escritor, professor de História e deputado federal eleito pelo PSOL-RJ

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando